sexta-feira, janeiro 26, 2007

governo promove o SIM...


...plex

Será inocente aquele realce do "sim" a negrito?

Se a intenção do negrito fosse apenas a de realçar uma referência ao "programa de simplificação administrativa e legislativa", o negrito certamente realçaria a parte comum com a palavra "simplificação". Teríamos então "simplex".

Mas se a intenção fosse, como cremos ser o caso, o envio de uma mensagem subliminar de apelo ao "SIM" no próximo referendo, então a opção seria pela forma que realmente aparece "simplex", realçando a ideia de "sim", de concordância... Sugestão subtil que dá muito jeito para a forma da pergunta do referendo "concorda com a despenalização... etc...?".

Politicamente, não pode ser acusada de inábil esta intenção de "colar" a ideia de "sim à despenalização da IVG" à simpática ideia de simplificação administrativa, particularmente agradável para um povo a braços com uma história secular de burocracia, complicacionismo administrativo e corrupção.

Agora não venham de lá com o argumento de que o programa simplex já remonta a 2006 e o logotipo "nada tem que ver com o referendo". Alguém duvida de que a ideia de voltar à carga com o "aborto a pedido" anda com eles desde a derrota de 1998?

Sem comentários: