sexta-feira, janeiro 26, 2007

Debate sobre o referendo ao aborto - Penafiel 20.01.2007

(foto de Napoleão Monteiro)
(transcrição de http://www.jornalaberto.com/template_permalink.asp?id=1254 )

O referendo sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) foi tema de um debate que reuniu, ontem à noite, na Biblioteca Municipal de Penafiel, a eurodeputada Ilda Figueiredo (da plataforma do Sim) e o professor universitário Luís Filipe Botelho Ribeiro (do movimento cívico “Minho com Vida”). A discussão decorreu cordialmente, com a defesa de pontos de vista divergentes, até ao momento em que, perante a plateia, o defensor do Não mostrou a miniatura de um automóvel comparando-a ao tamanho de um embrião de dez semanas.

A militante comunista acredita que a despenalização do crime vai acabar com os abortos clandestinos feitos no nosso país e preconiza que a melhor forma de se evitar a IVG é implementar nas escolas a Educação Sexual e o Planeamento Familiar. A triste realidade do aborto clandestino envergonha, afirma a eurodeputada, lembrando que Portugal tem a maior taxa de adolescentes grávidas. E porque “somos o único país europeu onde se fazem julgamentos e condenações a mulheres que abortam”, Ilda Figueiredo apelou ao voto no SIM, no referendo do dia 11 de Fevereiro.
O mandatário do movimento cívico pelo Não argumentou que, segundo um estudo a Associação de Planeamento Familiar (APF) 87 por cento de mulheres abortaram contra a vontade. “A vergonha é a falta de apoio à maternidade em Portugal. Há uma enorme hipocrisia sobre esta matéria”, alegou, insistindo na ideia de que “um embrião com dez semanas é um ser humano”.

Para explicar a tese, Luís Ribeiro mostrou a miniatura de um automóvel comparando o tamanho do embrião ao tamanho daquele objecto, irritando Ilda Figueiredo. “Esta comparação é infeliz e lamento que compare um automóvel a um embrião. Tenho três filhos e três netos e sei muito bem do que falo e não estou aqui a falar de automóveis”, afirmou.
O defensor do Não explicou que não pretendeu sequer estabelecer comparações, mas avisou que “dá jeito para eliminar uma vida, não considerar um embrião um ser humano”. E numa segunda analogia, comparou o referendo e a possibilidade de o aborto ser despenalizado “à broca do metalúrgico Jerónimo” [Jerónimo de Sousa líder do PCP] que “começa por furar um milímetro e quando nos aperceberemos temos um buraco enorme…” . “O aborto clandestino não acabará com a despenalização”, concluiu.

referências na imprensa:
http://www.jornalaberto.com/template_permalink.asp?id=1254
http://penafielgentearte.blogspot.com/2007/01/um-debate-sobre-o-referendo-i-v-g.html

reportagem na TV Vale do Sousa:
http://www.valedosousa.tv/ -> Penafiel (destaque)

PS - a propósito de carros e carrinhos vd.
"A Ilda Figueiredo é perigosa para a segurança dos automobilistas."

Sem comentários: